Existem no Mundo Mais de 10 Mil Religiões!

O Boletim Internacional de Pesquisa Missionária, preparado por David Barrett, lança um olhar detalhado sobre a situação religiosa no mundo a cada ano. Barret é um conhecido professor de “missiometria” da Universidade Regent. Ou seja, ele se especializou em analisar dados sobre as religiões do mundo, em especial do trabalho missionário cristão.

Embora saibam que é impossível ter precisão absoluta, Barrett e sua equipe mantém um banco de dados atualizado constantemente e fazem projeções usando a metodologia de especialistas em estatística. Anualmente, usam os dados que dispõe para atualizar seu relatório e fazer projeções para o futuro próximo.

A religião cristã, por exemplo, era praticamente fixa no século XX. Havia apenas 558 milhões de cristãos no mundo em 1900. Em contraste, chegamos a cerca de 2 bilhões de cristãos na metade de 2012.

No entanto, se considerarmos a porcentagem da população mundial, o cristianismo perdeu terreno. No início do século passado os cristãos eram 34,5% da população mundial, mas apenas 33,1% agora.

Metade dos 2 bilhões de cristãos no mundo são católicos. O segundo maior “megabloco” são os cristãos afiliados a “igrejas independentes”, que têm cerca de 400 milhões de membros. Ou seja, quase o dobro dos 217 milhões de fiéis ortodoxos em todo o mundo.

Barrett contabilizou 350 milhões de protestantes, divididos em centenas de denominações e mais 80 milhões pertencestes à comunhão Anglicana, que para muitos são um híbrido de católicos e protestantes. A tendência é que as posições desses “megablocos” dentro cristianismo mundial permaneça constante ao longo dos próximos vinte anos.

O que mais chama atenção é como a vida cristã mudou radicalmente no século XX.
Os cristãos reuniam-se em 400 000 congregações em 1900. Hoje, podem ser encontrados cerca de 3,5 milhões de templos em todo o mundo. 

Em 1900 havia 300 000 livros publicados sobre o cristianismo. Em 2012, chegaremos a 5,1 milhões de títulos relacionados ao tema.
Os 3500 revistas cristãs publicadas em 1900 são uma pequena fração das 35 000 publicações cristãs impressas que circulam hoje. Em 2002, a previsão é que o número de Bíblias distribuídas seria dez vezes maior que em 1900. Em um século passamos de 5.5 milhões para 59 milhões de exemplares anuais das Escrituras ou de parte delas.

Talvez o mais surpreendente seja o número de denominações cristãs, eram 1.900 um século atrás, e agora chegam a 35.500. O cristianismo tornou-se muito mais um fenômeno urbano do século 20. Em 1900, apenas 28% dos cristãos do mundo viviam em cidades. Este ano, mais de 58% da população cristã vive em áreas urbanas.

A revolução das comunicações também teve um impacto dramático sobre a vida cristã. Em 1970, as organizações cristãs utilizam cerca de 1000 computadores. Hoje são 332 milhões de computadores.
Atualmente, 2,5 bilhões de pessoas assistem e ouvem programas cristãos de rádio e TV todo mês, um número que deverá subir em 2025 para 3,8 bilhões. Trinta anos atrás, apenas 750 milhões tinham acesso a programas cristãos. Isso sem contar a internet, cuja audiência não pode ser medida.

Mesmo assim, o Islã é a religião que mais cresce no mundo hoje. Dos 200 milhões de seguidores em 1900, os muçulmanos cresceram mais de 500% durante o século 20.
As mudanças demográficas nos últimos trinta anos chama a atenção. Em 1970, havia 554 milhões de muçulmanos no mundo e 666 milhões de católicos. No ano 2000, o Islã chegou a 1,2 bilhão de seguidores, enquanto o catolicismo contabilizava 1,1 bilhão. Isso significa que, em 2025, devemos ter 1,3 bilhão de católicos em um mundo habitado por 1,8 bilhão de muçulmanos.

O total do que Barrett chama de “religiões diferentes” cresceu de 1000, no ano de 1900, para 10 500 hoje, e deve chegar a 15 000 nos próximos 25 anos. Embora este crescimento pareça absurdo, o surgimento das novas religiões mostra que o mundo moderno não é tão ateu nem rejeita tanto assim a religiosidade quanto se pensa.

Essas novas religiões misturam elementos da fé de cristãos, budistas, hindus, muçulmanos e outras menos expressivas. Por exemplo, a Dai Viet Nam mistura budismo, confucionismo e taoísmo, usando ao mesmo tempo a Bíblia e o Alcorão, e tendo um líder com status de “Papa”. Outro exemplo são os muçulmanos Ahmadi, os quais afirmam que Jesus escapou da cruz e morreu na Índia com 120 anos.
 
Traduzido e adaptado de Cristianos.com
Fonte: Gospel Prime

This entry was posted on sábado, 19 de maio de 2012 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

29 Responses to “Existem no Mundo Mais de 10 Mil Religiões!”

  1. religiao nao faz sentidoo

    ResponderExcluir
  2. o homem verdadeiramente religioso ñ possui religião.....

    ResponderExcluir
  3. BEM..., existem 2bilhoes de critaos e 2.5 bilhoes de cristaos assistem programas de radio e tv vinculadas a igreja... somente eu que ve uma falha aqui? Duvido muito que todos os cristaos assistam os programas, duvido mais ainda que alem disso 10% dos nao cristaos do mundo assistam programas vinculados a igreja catolica.
    Logo, alem de falsa, a noticia pode ser considerada como manipulada.

    FAIL...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler e não saber interpretar é um caso sério! Leia de novo e tente fazer uma melhor interpretação. Se não conseguir peça minha ajuda

      Excluir
    2. Meu caro, quem não sabe interpretar é você, leia: "Atualmente, 2,5 bilhões de pessoas assistem e ouvem programas cristãos de rádio e TV todo mês",Se " Em contraste, chegamos a cerca de 2 bilhões de cristãos na metade de 2012.", só se você contar, p. ex., como 30 uma pessoa cristâ assistindo um programa todo dia do mês, ou contar como 60 se esta pessoa assistir um de rádio e um de tv todo dia. Falar nisso, o malandro do Valdomiro é cristão? Se 2,5 bilhoões assistem, ele vai ficar bilionário.

      Excluir
    3. ñ citam que são cristãos os que veem o programa!! E todos os cristãos que eu conheço veem pelo - uma vez por mês!!
      Esta na midia de forma expansiva, e ñ apenas em alguns canais!!
      Como disse nosso amigo David "ler e ñ saber interpretar é um caso serio" kkkkkkkkk
      Eu sou um ateu muito bem embasado e acabo assistindo por acaso ou as vezes por dividir espaço com minha mãe na sala!
      ;)

      Excluir
  4. JESUS É O ÚNICO CAMINHO QUE REALMENTE LIBERTA E RELIGIÃO NÃO SALVA E NÃO LIBERTA É APENAS UM ESCAPE PRO ÚNICO CAMINHO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus é um deus baseado na bíblia. A bíblia é o livro sagrado do cristianismo. O cristianismo, É UMA RELIGIÃO!!! Se você não é religioso, então você é ateu! Entenda isso meu caro.

      Excluir
  5. isso é uma bosta e não se entende nada...

    ResponderExcluir
  6. Na realidade todo mundo é ateu até que alguém o faça acreditar em algo. Pegue uma criança e a faça acreditar em espíritos. . A deixe isolada com outras pessoas pessoas que tem a mesma convicção, essa convicção vai ser passada de geração para geração. Assim como um bom exemplo os indios que vem sendo dizimados e sua cultura morta por fanáticos religiosos. Antigamente era a religião católica, e hoje é o fanatismo evangélico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este último comentário foi o melhor... acho assim que se existe mais de 10 mil religiões qual está correta? quem está seguindo a religião errada e quem ta seguindo a religião certa? e como me provas q a sua religião é a certa? religião só serve para manipular as pessoas e principalmente a evangélica que pegam a carência dos pobres e os cobrem com palavras de consolação!
      Se tiver que existir religião que seja 1 só, a religião da mente onde vc é livre pra fazer o que quer sem nenhuma doutrina apenas com pensamento própio! é claro que o fazer o que quiser tem seus limites, fazer coisas boas e viver por coisas boas e a quem pratica coisas ruim como roubo, estrupo entre outras coisas simplesmente vive uma vida de merda, vive com medo e a procura de outro mal feitor o q resulta a morte... Existe sim um "Capeta" e um "Deus" só que Deus está sendo falado pelas religiões de forma exagerada e principalmente do capeta... Vamos ser livres e iguais e sempre felizes!

      Excluir
    2. ''Na realidade todo mundo é ateu até que alguém o faça acreditar em algo...'' o melhor comentário !

      Excluir
  7. deus e anica religiao pra mim por issso eu nao sou crita e nem catolica

    ResponderExcluir
  8. Não sou membro de religião, aceitei à Cristo no meu coração, e sigo os mandamentos que Ele deixou aqui, os quais foram deixados na bíblia, que eu creio, e que pra mim tudo o que está escrito nela é verdade!
    Jesus é o único que salva, não feche os olhos seguindo religiões ou não crendo, abra os olhos e veja. ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CADA DIA Á GENTE VÊ O SE CUMPRI DA PALAVRA DE DEUS.

      Excluir
  9. `´ O pastor é meu senhor e nada lhe faltará`` kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Jesus disse;EU SOU O CAMINHO E A VERDADE E A VIDA.E EIS Q ESTOU A PORTA E BATO,SE ALGUEM ABRIR,EU ENTRAREI E CEAREI COM ELE E ELE COMIGO.ACREDITEM SE QUIZER.OBS.;jesus não e religião ,mas creio q uma boa religião ajuda a conhecer jesus,mas não e diploma pra salvação nem nome de igreja e ingresso para os céus dos céus para nos encontrarmos com Deus,mas sem santificação ningem vera a Deus,pela graça sois salvos mediante a fe no filho de Deus.o próprio Jesus determinou:examinai as escritura pois sabeis terdes Nelas a vida eterna e o poder de Deus.ps.:examinar em grego significa ANAKRINOS,peneirar bem peneirado para cima e para baixo ,bem peneirado.Com auxilio do espirito santo de Deus se chegara ao pleno conhecimento da verdade de Cristo e justiça de Deus.concordo q a bíblia não e fácil,mas buscando,dedicadamente e com fe,as vezes ate exigindO de Deus q nos auxilie e nos ajude chegaremos ao pleno conhecimento e compreensão da verdade divina.Q deus o Todo-Poderoso vos abençoe.replico:biblia não e um livrO qualquer.creiam,busquem,indaguem,e verão.abraço A TODOS E ESPERO TER AJUDADO,E NAO CONFUNDIDO.JESUS E AMOR,PERDAO E PAZ.MAS NAO ABUSEMOS DA BOA DE DEUS E SEU FILHO AMADO ,JESUS CRISTO.A MAIORIA DAS RELIGIOES TEM BONS PRINCIPIOS,MAS NAO GARANTE VIDA ETTERNA,SO JESUS CRISTO SALVA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc sitou bem essa é a verdade,quem crer no filho cre no pai,jesus disse, eu sou o caminho . eu sou a porta estreita e quem passar por éla entra no ceu. que significa isso, vc deve dar conta de si mesmo não tem carona para o ceu,é vc com jesus,o caminho é estreito e a porta é estreita,não ten ninguem que vai passar vc por essa porta,é individual. ame a Deus acima de todas as coisas e a jesus como seu salvador. amem

      Excluir
  11. INFELIZMENTE CERTOS RELIGIOSOS INESCRUPULOSOS E EGOISTAS TEM PROVOCADO GUERRAS E SOFRIMENTOS.DEUS NAO TEM CULPA,APESAR DE QUE DEUS NAO PRECISA DE MIM PARA DEFENDE-LO,MAS SIM EU DELE,APENAS VENHO NA INTENÇAO DE LIVRAR ALGUNS DE BLASFEMAREM.QUE A PAZ DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO,QUE EXCEDE TODO CONHECIMENTO ENTENDIMENTO E GLORIA,INVADA VOSSO SER,ESPIRITO E MENTE.ABRAÇAO

    ResponderExcluir
  12. ALEGAÇÕES EXTRAORDINÁRIAS EXIGEM EVIDÊNCIAS EXTRAORDINÁRIAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo...achei pelo menos um liberto

      Excluir
  13. 10mil Religiões no Mundo.... e só a sua Salva!! que sorte você tem eim kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Religião é a desgraça do mundo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se voce aceitar a jesus e ler a biblia que é a palavra de deus , nunca mais fala isso

      Excluir
  15. através de um sem número de teologias, eu acho que você pode estabelecer que o cristão médio duvida de 99% dos dogmas sagrados do mundo. Mas o 1% em que ele acredita não é mesmo em nada diferente do resto. É um sistema de alegações miraculosas sem qualquer evidência confiável que as suporte.

    Então, se nós podemos mostrar às pessoas que algumas “verdades” sagradas são malucas, talvez a lógica subconsciente se infiltre, e elas percebam que, se algumas crenças mágicas são irracionais, todas podem ser.

    ResponderExcluir
  16. Todas as guerras que existiram até agora tiveram como pano de fundo a religião. Os cinco países mais ricos do mundo que fazem parte do conselho da ONU (todos cristãos) são os maiores produtores de arma. O Banco do Vaticano tem como um dos pilares de investimento a indústria bélica. "Se um ser humano precisa de uma religião para ser bom, ele não é bom. É um animal adestrado!"

    ResponderExcluir
  17. LI QUASE TODOS E ACHO BASTANTE INTERESSANTE O PENSAMENTO DE CADA UM TENHO MUITAS COISAS A DIZER . MAIS NÃO É O MOMENTO AGUARDEM PARA BENS PELAS MANIFESTAÇÕES FIQUEM COM PAI O FILHO E OESPÍRITO SANTO AMEM . DEIXO PARA VOS ESTA MENSAGEM AMAI UNS AOS OUTROS COMO EU VÓS AMEI NISSO CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARAS

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar em meu blog. Espero que você tenha sido edificado pelo conteúdo aqui exposto. Volte sempre e que Deus te abençoe.